Gyaru Life Style

21:52 | , ,

Já faz um tempinho que tenho interesse  pela moda japonesa, mais especificamente pelo estilo gyaru. (graças a Prih-Chan ^^)

Bom quanto as "lolitas" todo otaku/otome que se preze já ouviu falar... mas e quanto as gyarus? 

Gyaru é a transliteração japonesa para a palavra gal (que começou como nome de uma marca de jeans e hoje é usada para se referir a garotas [girl ~ gal].)
A moda se iniciou, mais ou menos, no ano de 1991 quando algumas garotas, conhecidas como kogal, começaram a se rebelar ao padrão de beleza japonês, começando a se bronzear, usar suas saias colegiais bastante curtas (sendo o padrão na altura dos joelhos) e loose socks ao invez das tradicionais meias ¾ dos uniformes japoneses.
Podemos dizer que, de forma abrangente, as gyarus são garotas com boa posição social e antenadas na moda, tanto ocidental quanto oriental.
Sempre usam marcas caras, de designer famosos, tanto mudialmente quanto no Japão. Se valem de cabelos claros (dependendo do estilo se valem de cinza e tons platinados, ou de castanho claro a loiro), algumas vezes lisos, outras vezes enrolados. A pele, geralmente bronzeada, varia de tons bastante naturais a bastante escuros, apesar de, claro, ter garotas que preferem manter a pele bastante branca.
Há uma ramificação grande dentro do estilo, apesar de que, no Japão, todas são tratadas, simplesmente, por gyaru, sem haver distinção de estilo.
Apesar de não haver tanta destinção na hora de se ‘chamar’ uma gyaru, a classificação existe e conta com diversos estilos que se diferenciam bastante. Mas como saber identificar? Muitas vezes se vê pelas roupas, marcas e comportamento.


 

O que me encanta é que , ao contrário de Lolita, as peças podem ser encontradas com maior facilidade por aqui, principalmente nas fast fashions. O que evitaria uma série de importações e também são visuais que podem ser utilizados com mais facilidade no dia a dia.

Outro fator que eu adoro são os olhões (olhar bambi rs rs) e a maquiagem com muitos, mas muitos cílios <3
 

Os cabelos tem todo um cuidado especial! Meus preferidos tem as cores que puxam para um loiro e ruivo "natural" e penteados que transformam qualquer roupa normal em um super look:
 

As gyarus conseguem passar uma imagem de meiguice e também de mulherão fatal dependendo das escolhas que você faça rs rs

Principais Grupos

Como todo grande movimento (seja fashion ou não), Gyaru se divide em vários subgrupos. São tantos que chega a ser uma tarefa hercúlea conhecer a todos, entretanto sempre existem aqueles que servem como referência.


Kogal/Kogyaru (高校生 )
“Ko” vem do Japonês, que significa criança. Kogals são garotas que escolhem mudar seu tom de pele e cabelo para ir contra os padrões estéticos determinados pelas escolas japonesas.
Conhecidas por usarem uniformes escolares kwaii ou modificar seus próprios, elas costumam estar separadas de outras garotas(não gals) e tem necessidade de estar sempre a frente quando o assunto é moda. Kogals geralmente gostam de parecer mais jovens do que são, Gals deste grupo podem ter qualquer idade, mas costumam ser adolescentes.
O make Kogal costuma ser leve, entretanto seus cabelos são sempre muito bem tratados e coloridos, sendo geralmente castanhos ou loiros. Outras características marcantes no grupo, são as meias propositalmente bagunçadas e saias curtas.
Kogyaru, é dos grupos de gyaru mais mal visto no Japão, tendo geralmente sua imagem ligada a prostituição, enjo kosai, comportamento indecoroso e a distúrbios psicológicos com relação à compras.


Himegal/Himegyaru(姫ギャル)
Constantemente confundias com lolitas, as Himegyaru tem um estilo mais doce. São consideradas “versão princesa” do Oneegyaru.
Himes priorizam sempre o uso de vestidos que valorizem as curvas,saltos altos e cabelos bem elaborados. Uma das características mais marcantes são os cabelos bufantes com adornos. Himegals costumam dar preferência a cores suaves na hora de vestir-se.
A sub-divisão possui uma variação: Himekaji-Casual Hime, que são mais parecidas com Oneegyaru, preferenciando blusas, shorts e saias curtas. Casual Himes costumam manter seus cabelos perfeitamente ondulados e soltos, sem acessórios ou técnicas para torná-los altos como os das Himegyaru. Apliques são bem comuns em Himegyaru e Casual Hime.


Oneegal/Oneegyaru(お姉ギャル)
Como o próprio nome sugere, Oneegyaru é adotado por mulheres mais velhas (acima dos 20 geralmente) que precisam adequar-se a responsabilidades e outros pontos da vida adulta.
Mais velhas sim, com mais responsabilidades também…Mas sem glamour, nunca. Esta sub-divisão costuma investir em looks mais sexys e makes mais sóbrios, lembrando muito o padrão europeu. Looks românticos e mais casuais também são vistos frequentemente.
Pele bronzeada é pouco vista, cabelos costumam variar do loiro ao preto, sendo tons fantasia e cabelos multi-coloridos raros. Atualmente é o grupo Gyaru com maior aceitação no Japão.

Ganguro(ガングロ)
Ganguro é uma trend alternativa que apareceu no Japão logo no começo dos anos 90, usado especialmente por mulheres jovens. Tornou-se popular nos anos 2000, tendo como foco de concentração Shibuya e Ikebukuro.
Neste estilo, o tan (escurecimento da pele) é meio alaranjado; sendo combinado com cabelos loiros,alaranjados ou acinzentados. Pedras coloridas coladas no rosto, tinta branca destacando os olhos e roupas coloridas são o mais evidente neste estilo.


Yamamba(ヤマンバ)
Yamba devirou do Ganguro, porém é classificado como mais extremo. O tan torna-se mais escuro, sem perder a nuance alaranjada, os cabelos ganham mechas colridas – que costumam ser sintéticas -, as lentes de contato costumam ser mais chamativas. É característica das Yambas, ter maquiagem branca acentuada apenas na parte superior dos olhos e batom branco nos lábios.

Mamba(マンバ)
Evolução do estilo Yamanba acima. O estilo perdeu as roupas e acessórios com inspiração havaiana e valorizou mais marcas como a Alba Rosa, Cocolulu, entre outras. Algumas mudanças na maquiagem, como por exemplo a valorização mais da parte inferior do olho no visual panda, sandálias e calçados diversos mais baixos ao invés das botas plataforma (também pelo risco de queda), cabelos mais coloridos e um maior uso de extensões.


 Onii-Kei (お兄系)
É um estilo onde o fator ‘cool’ é extremamente importante.
Utilizam muito óculos escuros, quando não se encontram em boates, jeans, sapatos ou botas bonitas.
É visto, também, no homens, como a versão mais clássica e amadurecida do Gyaru Oh.
Existem também mulheres que seguem o estilo, geralmente usando algo xadrez (camisa ou short), camisetas estampadas ou, algumas, até mesmo, seguem o estilo do mesmo modo que os homens.

Mas..é só isso?
Na verdade ainda existem vários estilos, a lista é realmente extensa, mas nada tão necessário quanto esses para começar a se conhecer o mundo do Glamour japonês.


 Dar um encrementada no visual nos dias de evento também é uma boa pedida para aqueles que não usarão cosplay mas querem se destacar na multidão, nesses casos vale a pena investir no estilo gyaru... o que me diz?! ;)




 Referências:
http://fofismos.blogspot.com.br/2011/05/gyaru-project.html
http://belemotaku.com/blog/lets-talk-about-gyaru/
http://japanpopcuiaba.wordpress.com/2009/04/20/gyaru-%E3%82%AE%E3%83%A3%E3%83%AB-o-glamour-japones/

2 comentários:

Anônimo disse...

ADOREI mas faltou só falar de Gyaru Kei que meio que é o que engloba varias sub categorias, e o que mais popularmente vemos em revistas

Fantasy No Sekai disse...

É verdade... mas esse não será o único post sobre gyaru ^^ em outra oportunidade irei abordar essa categoria, obrigado pela sugestão :)

Postar um comentário