É OLD! Sonic The Hedgehog – Fala serio, quando você era pequeno e não sabia inglês, você achava que ele era um cachorro e o Tails um gato, certo ?

22:53 | , ,

E não serão apenas de jogos novos que vou comentar aqui, como mencionei antes, umas boas dicas ou opiniões de jogos antigos serão sempre bem vindas....pelo menos por mim. E vamos falar de um personagem que praticamente não recebe todo mérito merecido pelos seus jogos, que ao contrario do que dizem, SÃO BONS!

Sonic The Hedgehog é um clássico da SEGA, empresa que não conseguiu ser bem sucedida no mundo dos consoles, onde seu famoso Dreamcast, teve uma morte trágica e injusta, pois sim, o Dreamcast é o videogame que eu digo que demorou demais para nascer, mas, falar do console não é o principal agora. Voltemos ao “ouriço”.

Se você já jogou Master System, o famoso console que em sua época possuía jogos com adaptações e ate mesmo traduções de jogos para o português do Brasil(sim, pois apesar de ser um console que divertiu gerações, ele só fez sucesso real nos EUA e No Brasil), então você já jogou Sonic, e muito provavelmente NUNCA, achava que aquilo era um ouriço! No máximo você achava que era um “cachorro azul”.

Na era doMaster System:

A historia de tudo é a mais básica de todas, vilão quer conquistar o mundo com seu exercito de animais robotizados, eu realmente não tenho a capacidade ou vontade de estimular minha mente para tentar uma “masturbação mental” para identificar se isso era algo do tipo “um jogo que comenta de forma divertida sobre o descaso do homem para com os animais deste planeta em sua busca de inovação tecnológica”, ate por que pra mim jogo, tanto de RPG quanto de Console, só precisa ser traduzido em uma palavra: DIVERSÃO.

O primeiro Jogo foi lançado na década de 90, e você praticamente não saberia do que se tratava a não ser que fosse ler a caixa onde vinha o jogo que continha uma pequena e breve historia do que estava acontecendo, sempre com o “assustador” Dr. Robotnik. Para uma criança informações vitais como “O ouriço azul da Sega” poderiam esta escritas na caixa, mas eu me lembro bem...sim...eu me lembro e AINDA TENHO A CAIXA AINDA HOJE, o personagem era tratado como “O mascote azul” ou “nosso incrível Herói sonic”.



                                                 realmente achou que eu não tinha a caixa ?







Não faça nariz torto para os gráficos, isto era uma das melhores coisas que tínhamos na época e era realmente “FODA”, o nível de desafio da coisa era ia de ridiculamente fácil, para enfurecedoramente difícil, não meus amigos, não se tratava de jogador ruim, acredito ate que jogador ruim naquela época era coisa rara depois de jogos como alex kid, sonic e shinobi, fora outros que davam ataques cardiacos como BattleToads e ghost n goblins para Nes, isto pois as gerações atuais nunca saberão o que é um controle que NÃO CONSEGUE RESPONDER AO QUE VOCÊ REALMENTE QUER FAZER!!. Os Controles da época era duros, e você praticamente sacrificava seus dedos tentando executar diversas ações, as vezes ate mesmo pelo jogo ter uma péssima programação você pagava o pato. Um exemplo, é o clássico “precipício infinito”, presente nos jogos clássicos do sonic, você simplesmente ia subindo uma fase, e não podia cair pois senão, obviamente, morria, o triste era que existiam momentos que em que isso se tornava uma verdadeira “seção suicídio” pois se você dava um pequeno pulo para verificar a possibilidade de inimigos na tela acima, a câmera acompanhava o pulo, mas NÃO A DECIDA!...resultado??? a maldita regra do precipício infinito rolava e você morria por que ficou no local onde antes era um chão solido, passou a ser um precipício. Era um jogo um tanto estranho, pois na historia dizia “O Dr. Robotnik quer conquistar o mundo com seu exercito de animais robotizados. Mas no fim de cada Zona, quem vinha lutar era o próprio Ivo Robotnik.

A segunda versão do jogo foi praticamente algo cercado por varias lendas, é inclusive uma versão RARA do jogo, se bem me recordo, este jogo é onde Miles “Tails” Prower faz sua primeira aparição e diferente do primeiro jogo onde já começava na tela titulo, este vinha com uma pequena apresentação onde Robotnik sequestrava o amigo de Sonic.








Se comparar com o jogo anterior, os inimigos ganharam tamanho e cores e as fases foram bem mais elaboradas, desta vez a parte da historia onde menciona “O Exercito de animais robotizados” é colocado em pratica, no fim de cada Zona, quando chegava no boss, você enfrentava um animal robotizado. Era um jogo que tinha muito mais desafio que seu antecessor e com uma novidade, as esmeraldas do chaos influenciavam no final do jogo. Se você conseguir pegar TODAS as esmeraldas, você conseguia o final verdadeiro onde você SALVA tails, se não, tem que começar tudo de novo para salvar seu amigo.

E é aqui que a coisa bizarra começa com alguns fãs de Sonic, independente de ter conseguido todas as esmeraldas do Chaos ou não, o final era o mesmo: Sonic Correndo por uma trilha com uma musica triste tocando no fundo. A diferença era que com todas as esmeraldas do chaos em suas mãos, tails te acompanhava na corrida, indicando que você conseguiu salvar o amigo, mas caso não consiga todas elas, no final da corrida mostra Sonic olhando para o Céu com estrelas formando a imagem do amigo. Isto deve ter sido provavelmente o palito de fosforo que faltava para queimar toda a gasolina na mente insana dos fãs da época, imagine você que é aquele fã de animes, e já viu varias cenas de personagens de animes que já morreram e sua imagem aparece nos céus como referencia,lembrança e etc, algo ate comum em animações japonesas, usavam (ou usam ) bastante, pois é, foi a partir daí que surgiram as varias historias da “morte do tails” e dos “Cartuchos amaldiçoados”, cada uma com uma historia mais bizarra que a outra.


E em Sonic & Tails CHAOS, vemos que a sega decidiu não enterrar o amigo raposa do ouriço azul, nesta versão do jogo a novidade ficava por conta de que Tails pela primeira vez, se torna um personagem selecionável, fora isto, a sega tentou focalizar mais nas historias das tais esmeraldas do chaos e animais robotizados ainda atuavam no seu papel de boss.


A geração do Mega Drive:

Aaaaa o Mega Driver, o primeiro console da Sega que não conseguiu ter grande sucesso, não tanto quanto SNES ao menos, isto devido ao fato de que existiam poucas variações nos jogos, focando muitos nos de aventura, luta e esportes, jogos como RPG não eram o forte do console, e adivinhem...o japão foi um dos primeiros a começar a rejeitar o coitado, pois o japão adora um jogo de RPG....final fantasy tá vivo ate hoje pra provar isso, e a serie “Tales of” ?? como na época não tinham muitos jogos de RPG....ja vi né?.

Ate aqui tudo bem, o jogo ganhou mais cores, e algumas novidades para a época, como as nuvens que se mexiam sozinhas, coisa SUPER FODA para época e finalmente com um curso de inglês já em pratica aprendi que o “cachorro azul” era na verdade o “Ouriço azul”...tenso...A coisa toda parece que levou um reboot, nem sinal de Tails e nenhuma importância para as esmeraldas do chaos que traziam tanta paz e harmonia para os habitantes da ilha flutuante (chega a ser irônico pelo nome delas não?? esmeraldas do chaos, paz e harmonia....tenso)desta vez nem sinal dos animais roboticos como boss, eles ainda estão la como inimigos espalhados pelas Zonas, alias com o dobro do tamanho que tinham se comprados com o do master system, mas o basico do jogo se resumiu a apenas, “Chegar no final e derrotar o chefão final”.


Em Sonic 2, o jogo considerado o MELHOR do Sonic do Mega Driver, as esmeraldas do chaos estão de volta com o numero aumentado para sete, se não me engano eram apenas seis delas originalmente, fora o numero sua importância durante a historia também entra em conta e temos o retorno de tails, o parceiro mais foda do mundo dos games, sim, foda, pois tente adicionar um controle no mega driver enquanto joga com Sonic e se tentar mexer com o segundo controle, o segundo jogador passa a controlar a raposa. Provavelmente havia um bug neste jogo, pois não importava quantas vezes tails morria neste jogo como segundo jogador, ELE SEMPRE VOLTAVA, em resumo, era chamar um amigo para jogar e deixar ele lutando contra o chefão, isto rolava ate a penúltima Zona, na ultima Zona Sonic seguia sozinho....para que bancar o herói quando você tem um parceiro que faz um serviço melhor que você e ainda consegue VOAR?!?!....espera...isso não pega bem pro herói...

As esmeraldas do Chaos agora tinham uma importância maior do que apenas fazer parte da historia e salvar raposas, se você conseguir todas e um numero total de 100 aneis de ouro, ao executar um pulo duplo (apertar o botão de pulo duas vezes), você se transformava em SUPER SONIC. Invencível e com o triplo de velocidade, com duração igual ao numero de aneis que você tem (e ainda contava com os que você pegava durante a transformação), infelizmente...ser “super”,não te salva de precipícios infinitos....


Em Sonic 3 temos a apresentação de um novo personagem Knuckles, a Equidna......o que diabos é uma Equidna??? ate hoje não sei ao certo.....robotnik quer a esmeralda do chaos mestre, mas Knuckles é o guardião dela, sabendo que iria ter problemas com o guardião, ele engana Knuckles fazendo uma aliança e atacar sonic e tails, claro que no fim de tudo, acaba com a traição do doutor e Knuckles tentando ajudar a Dupla, ainda existe a lenda de que Micheal jackson ajudou na composição de algumas musicas para o jogo mas pediu para que o nome não fosse divulgado pois achou que o console não reproduzia fielmente suas musicas como desejava, outra versão é de que Michael Não se importou em ajudar na composição de algumas musicas, mas tudo caiu quando surgiu o escândalo do “menininho”.



Uma especia de “expansão” chamada Sonic & Knuckles foi lançada, onde no fim era a mesma historia com uma pequena alteração nos motivos do vilão para desejar a esmeralda mestre, o jogo basicamente era a mesma coisa com algumas fases diferentes e Knuckles como personagem jogável. Nas versões era possível Virar Super Sonic, Hyper Knuckles, ou Turbo Tails

vários outros jogos sairam para outros sistemas, alguns exclusivos para o Arcade e outros somente para o PC, em alguns deles era possível ate ver a famosa “Amy Rose” a “Princesa” .


                                                         Momento: "Nuooossa to vei"






A era do 3D.

A era do 2D foi a era em que os fã mais vibraram com os jogos do Sonic, e então surgiu ele...o famoso DREAMCAST.....com sua propaganda que pode ser vista ate mesmo em canais de TV como Record....sim..eu vi passando la....e rapidamente podia se notar um Sonic todo em 3D. O jogo era Sonic Adventure, trazendo um novo Sonic bem diferente do que estávamos acostumados.

Os fãs na época foram a loucura, o jogo possuía vários jogos de câmera e pela primeira vez em um jogo do Sonic, vários outros Humanos aparecem no cenário, pois antes era apenas EGGMAN, sim, a partir do Dreamcast, Robtnik bizarramente passa a se chamar eggman. Dizem que existem DOIS motivos simples, alem da falta de organização que na época afetou variou outros jogos com final fantasy e street fighter, sonic teve problemas com adaptação de nome de apenas UM personagem...o Dr. “Eggman” Robotnik, fora isto temos também o fator “historia”, o jogo mais uma vez, deu aquele “Reboot” legal e a Sega não pretendia lançar apenas UM jogo do Sonic no Dreamcast.

Outra novidade alem do novo conceito de velocidade de Sonic, foi que o ouriço e outros personagens podiam agora FALAR, o que antes era apenas um personagem Mudo meio ranzinza, passou de um Ouriço de língua solta que usa ate mesmo gírias como “Coool”, que desta vez, diferente dos outros jogos, o chefão final não se tratava de Eggman e sim Perfect Chaos, uma Criatura onde parte do corpo era composto de Água, e necessitava das energias das esmeraldas do chaos para poder se tornar completo, Eggman tentou controlar a criatura, ela se rebelou e Sonic teve que impedir o monstro.

Em Sonic Adventure 2, na versão japonesa, vemos que o atual Dr. Eggman é neto de um famoso e excêntrico cientista chamado Ivo Robotnik..agora da pra entender algumas coisas, o Robotnik era o avô do eggman atual certo??,não...não da...fica mais bizarro la na frente...tipo...2012 e mesmo assim..WTF??? se fosse isso mesmo, quantos anos teria o Sonic agora?? pelo menos uma coisa que posso apontar que ficou estranha em Sonic Adventure 2, foi esse “furo”.

Na contra capa do jogo ainda tinha uma chamada: “Seja o herói e salve o mundo ou seja um vilão e conquiste ele”

O jogo ainda apresentava dois novos personagens, Rouge the Bat e Shadow, era um jogo que fez sucesso com os fãs, mas sendo o ultimo que realmente agradou.

Depois do fracasso com o Dreamcast, a Sega passou a se dedica apenas na criação de jogos, e com isso tivemos jogos do Ouriço lançados para GBA, WII, PS3, PS2, e XBOX, provavelmente se Sonic tivesse sido realmente uma dor de cabeça para a nintendo, a Nintendo ate compraria os direitos do Sonic para poder enterrar com ele de uma vez, mas ao invés disso recepcionou o ouriço em sua casa, tornando ele personagem selecionável em jogos com Smash brothers e ate mesmo jogos Cross Over como “Mario & Sonic olympic Games”, alguns ate sonham com um jogo onde mario e sonic interagem para salvar o mundo. Eu realmente espero que isso não aconteça.....seria extremamente bizarro....Sonic se rebaixar para salvar uma loira burra que vive sendo capturada??? TENSO

O jogos de GBA conseguiram agradar os fãs, principalmente Sonic Advance 2 (serio, eu praticamente acho que a Sega acerta mais na Segunda do que na primeira...mas enfim.), mas nenhum jogo conseguia ter o mesmo sucesso em consoles como Wii, PS2 ou XBOX, os cenarios ficaram maiores, haviam mais desafios e era possível ate mesmo selecionar outros personagens da serie para explorar melhor o cenário, mas NADA conseguia agradar os “fãs” de Sonic, exceto aqueles que realmente eram “Fãs ate o osso”, mas assim como certos “fãs” estes “Fanboys” não eram a fonte mais confiável para pedir uma opinião


Os jogos de sonic lançados para Wii, PS2, PS3 e XBOX, que tiveram duras criticas foram Sonic Unleashed, Sonic 2006, Sonic TheDark Knight e Sonic Generations

Sonic Colors foi o único que conseguiu agradar, mas isto por que a maior parte das fases do sonic eram um cenário 3d com jogabilidade 2D, na maioria das vezes você seguia reto e em outras partes a câmera mudava a posição para algo próximo dos jogos clássicos do sonic diferente dos outros que ela praticamente 3D o pior deles foi o famoso Sonic 2006, havia o PIOR loading dos jogos, bastava mudar de cenário ou tentar fazer uma quest que você praticamente tinha vontade de PARAR de jogar, se tornava cansativo.

The Dark Knight foi a versão que mais foi crucificada pelo simples fato de sonic USAR UMA ESPADA....serio.....um personagem que já passou a falar na época de 1999 pra 2000 os caras vierem reclamar agora que ele tá usando uma espada ???? o jogo era uma especie de contos de Fantasia com o Sonic....ja tinham que esperar alguma coisa alem de “Só correr”

Jogando os outros jogos digo que não eram ruins, eram ate divertidos, tinham historia, tinham vilões finais que não eram a mesma “tartaruga” ou gordo de vermelho, algumas trilhas sonoras eram realmente BOAS, então do que os fãs reclamavam????

Foi aí que a Sega levou uma pancada na cabeça, alguém deve ter revirado os arquivos e comentou “Ei...ja repararam que sonic colors foi o que recebeu a melhor critica?”

e assim a Sega atende seus fãs...lançando SONIC GENERATIONS:






 um jogo exatamente COMO ELES QUERIAM....não havia do que reclamar....estava perfeito...correto??? errado....mesmo dando aquilo que os “fãs” tanto queriam, ele ainda tacam sua pedras na pobre empresa.

                                                              isto realmente explica muito           

Sonic Generations junta os Dois sonics, O moderno e o Velho Sonic dos anos de Master System, vamos evitar os spoilers aqui pois se trata de um jogo recente, mas Uma das coisas mais estranhas, foi ver o próprio Eggman, conversando com sua versão do passado, onde o Tails do passado fala “Dr. Robotnik!!!” e o próprio ainda corrige “Não me chamam mais assim, sou Eggman agora”

Sonic Generation foi um bom jogo ??? SIM...Sonic Generations AINDA É!! um bom jogo....mas atualmente parece que o que temos mais no mundo dos gamers são um bando de trolls, assim não tem 
como continuar.
Viiish!! Senta aí que de 1990 pra 2012 rolou muita coisa amigo




5 comentários:

Akai Tenshi disse...

Sonic paixão da minha vida....cresci jogando com esse ouriço azul...comecei do megadrive pra frente o/

Mü disse...

LEgal lembrar do Sonic de cara, mas só umas 3 correções:

1)O Master System fez sucesso principalmente na Europa e no Brasil. Japão e EUA foram dominados pelo NES/Famicom.

2)Sonic surgiu no Mega Drive (que por muito tempo dominou o mercado americano) e foi adaptado para o Master System, provavelmente para aproveitar a popularidade que possuía na Europa...

3)Dr. Eggman é o nome original do Robotinik. Nas versões japas

Deko disse...

Valeu Mu o/

2- WOW!!! serio que surgiu No mega ? tenso, quando era pequeno minha linha de tempo foi master => Mega, sempre achei que o master system tinha saido primeiro.

1- Isso é tenso, a informação que eu tinha que ele conseguiu ser um sucesso no Brasil e EUA, mas fracassou no japão....e olha que me lembro de ter lido isto em uma veeeelha revista de jogos aqui do brasil...(não me lembro agora se foi Super Game power ou ação games)

3- essa do nome que é tenso....como mencionei no post, uma falta de organização é o que eu chamo, aconteceu algo similar com a saga final fantasy quando foi para os EUA, e outra com Street fighter onde o originalmente o Boxeador Balrog e M. Bison tinha nomes trocados...fizeram isso para evitar problemas com um boxeador da vida real com quem o personagem do jogo se parecia muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito.....

Mü disse...

Pois é, eu também me surpreendi, pois joguei o 1º Sonic no meu Master System Compact (compacto pra caramba...). Mas tem jogo que lançaram pro SNES e depois pro NES se não me engano, mas nenhum tão importante.

Tava conferindo no Wikipédia (não é o mais confiável, mas estava com preguiça de consultar coisa mais segura) essa do Robotinik/Eggman. Parece que no início era como coloquei aqui, e depois bagunçou. O criador do Sonic teria dito que os dois estão corretos :p

Caroline Telles disse...

Awn, que saudade da época do Master System 3 compact, meu primeiro video game, ficava hooooooras e hoooooooras em frente a tv, zerava e lá ia eu começar tudo de novo. Infância, melhor não poderia ser. *-*

Postar um comentário