Regras Concurso Cosplay

06:09 | ,

REGRAS CONCURSO DE COSPLAY KAIPLAY

1 Disposições Gerais

1.1 O concurso é aberto para pessoas de todos os sexos e de todas as origens presentes no evento.

1.2 É vetada a participação de pessoas envolvidas com a organização do evento.

1.3 Todos os cosplayers inscritos concedem permissão para serem fotografados pela organização do evento, podendo as mesmas ser usadas para fins de divulgação e publicidade.

2 Inscrições

2.1 As fichas de inscrição serão disponibilizadas no blog do evento e deverão ser devida e legivelmente preenchidas.

2.1.1 As inscrições via Internet, serão de preenchimento online, via blog http://www.fnsrr.com/p/inscricoes.html, e enviadas automaticamente à coordenação, podendo ser feitas a partir do dia 01 de novembro até um dia antes do evento, à 00h00min de 15 de Dezembro de 2012.

2.1.2 Os cosplayers também poderão se inscrever no dia do evento, em local designado pela organização, até 30 (trinta) minutos antes do concurso.

2.2 O participante que efetuou a inscrição online deverá entregar o material de referência e o áudio no ato da confirmação de inscrição, até 30 (trinta) minutos antes do concurso. E o participante que se inscrever no dia do evento, deverá preencher a ficha e entregar o material de referência e o áudio no ato.

2.2.1 O material de referência inclui: imagens da personagem que a pessoa interpretará devidamente identificadas (nome, título da série e cosplayer) e descrição sucinta de personalidade (1 parágrafo de até 8 linhas).

2.2.2 As referências de personagens deverão ter 04 (quatro) cópias impressas, que serão destinadas para cada jurado da comissão avaliadora.

2.3 Haverá somente um tipo de audição: CD áudio.

2.3.2 CD áudio: o participante deverá fornecer uma cópia em “CD áudio” da trilha sonora de sua apresentação (música de fundo + falas). A trilha deverá ser gravada em apenas uma faixa contínua do CD. Além dos CDs, o participante poderá trazer a trilha em arquivo digital (por exemplo, em mp3) como material reserva em caso de eventualidades.

2.3.2.1 O cosplayer que não trouxer o CD áudio da forma requisitada será desclassificado.

2.4 As inscrições poderão ser feitas nas categorias Tradicional Individual, Tradicional Dupla e Livre Grupo.

2.4.1 Cada cosplayer poderá participar de até 2 categorias do concurso, sendo Individual-Dupla, Dupla-Grupo ou Individual-Grupo, desde que as apresentações sejam distintas uma da outra .

2.5 Inscrições poderão ser rejeitadas e canceladas pela coordenação por motivos de segurança, responsabilidade e violação de regras e leis públicas.

2.6 Ao assinar a ficha de inscrição, o participante declara que está de pleno acordo com as regras do concurso.

2.7 Encerrado o horário das inscrições, não serão abertas exceções.

3 Categorias

3.1. Tradicional (categoria individual) – Esta categoria será realizada em duas etapas:

3.1.1. Cos – Desfile – O participante se preocupa apenas em mostrar sua roupa e acessórios para os juízes, subindo ao palco caminhando até a frente e parando brevemente sobre a marcação, virando de costas para ser avaliado. Não é necessário fazer nenhum tipo de apresentação ou interpretação. Se o cosplayer desejar, poderá fazer uma pose no final.

3.1.2. Play - Tradicional  – O participante subirá ao palco para realizar sua apresentação baseada na personalidade, postura, comportamento, entonação do personagem e da história na qual ele está inserido. O participante deve estar usando a vestimenta apropriada do personagem, pois está servirá de base para a nota da apresentação.

3.2 Tradicional (categoria duplas) – Os participantes subirão ao palco para realizar sua apresentação baseada na personalidade original dos personagens que estão interpretando.

3.3 Livre (categoria grupo) - Os participantes subirão ao palco para realizar sua apresentação não baseada na realidade dos personagens que estão interpretando.

3.3.1 Na categoria grupo, serão permitidos o mínimo de 3 e o máximo de 5 participantes.

3.4 Os juízes observarão atentamente se cada apresentação é coerente com a categoria na qual está inscrita. A incoerência com a categoria implicará em desclassificação.

4 Fantasias & Cenários

4.1 As fantasias devem, obrigatoriamente, remeter a personagens de animes, cartoons, mangás, HQ’s, games ou filmes, não sendo permitido personagens originários de fanzines e fóruns, assim como “cosplays originais”. Crossover não oficiais são liberados apenas na categoria Livre.

4.2 Para as duplas é permitida a presença de personagens originários de obras distintas (Crossover), desde que exista oficialmente uma obra onde os personagens referidos se encontram (Exemplo: Xena a Princesa Guerreira se encontrando com o Hercules / Marvel VS Capcom / Street Fighter Vs Tekken). Caberá aos cosplayers preencherem sua inscrição, notificando o nome da referida obra onde esse crossover ocorre, sendo passíveis de DESCLASSIFICAÇÃO caso não exista uma comprovação sobre a legitimidade do crossover (Exemplo: Naruto e Sailor Moon na mesma apresentação).

4.2.1 Sendo o grupo de categoria livre, seus integrantes não precisam pertencer à mesma série.

4.3 Cenários e materiais de apoio são de responsabilidade do próprio cosplayer.

4.4 O participante pode subir ao palco com até dois staffs pessoais, e estes devem usar camiseta totalmente preta. Deve ser informada a utilização do staff no momento da inscrição do cosplayer. Caso contrário, sua entrada e permanência no palco será proibida.

4.4.1 A atuação do staff particular deve ser limitada e coerente (exemplo: manipulação de marionetes ou fantoches, interpretação de segundo personagem, montagem de cenários). Os juízes serão instruídos a observar e reportar abusos, ocasionando em desclassificação.

5 Apresentação

5.1 Os cosplayers deverão estar presentes 30 (trinta) minutos antes da apresentação ao lado do palco ou assim que o apresentador anunciar o início dos preparativos para a fila do concurso e deverão manter-se nela até o momento de sua apresentação. Caso saiam do local estipulado pelo staff responsável, serão desclassificados.

5.2 O tempo de apresentação deverá incluir a realização da performance, e será estipulado conforme a seguir: Individual: 1 minuto (na modalidade play-tradicional); Duplas: máximo de 2 minutos; Grupo: 1 minuto por integrante que compõe o grupo.

5.3 Os participantes disporão de 20 segundos antes da performance para a preparação da cena, e de 20 segundos após a performance para desmontagem do cenário e retirada de acessórios do palco. Após o tempo estipulado de montagem ou desmontagem esgotar, o participante será penalizado em 0,1 pontos para cada 5 segundos de cada etapa.

5.4 Para cada meio minuto (30 segundos) extrapolado na apresentação será descontado meio ponto (0,5) da soma final de pontos da dupla.

5.5 O tempo será cronometrado pela comissão organizadora, não valendo cronometragem de terceiros e/ou outras formas de apuração.

5.6 Entende-se por início da performance o momento em que a música da trilha sonora começa a tocar ou o momento em que o(s) cosplayer(s) fizer(em) um sinal previamente acordado com a organização (caso a performance não comece com música).

5.7 Entende-se, por fim da performance, quando a trilha sonora acaba e o(s) cosplayer(s) agradece(m).

5.8 A interação com a plateia e os apresentadores do concurso não é proibida, desde que seja coerente com o personagem e não incorra em ofensas, constrangimentos ou atrapalhe o andamento do concurso. Os mesmos não podem ser utilizados como outro personagem. Portanto juízes, apresentadores e staffs não poderão responder a interação.

5.9 Todos os efeitos especiais têm que ser secos.

5.9.1 É permitida a utilização de todo o tipo de lança confetes, desde que sejam aprovados pelo Inmetro.

5.9.2 Lança confetes de pólvora não são aprovados pelo Inmetro.

5.9.3 A utilização de papel picado, talco, confetes, gelo seco e qualquer outro efeito especial, poderão ser utilizados desde que respeite as regras.

5.10 A Organização do evento não se responsabilizará por eventuais acidentes que ocorram durante as apresentações.

5.11 Caso o cosplayer desista de se apresentar, deve informar antecipadamente a coordenação do evento.

6 Proibições

6.1 Não será permitido o uso de líquidos ou materiais viscosos. Também não será permitido o uso de acessórios ou objetos que possam colocar em risco a integridade física dos cosplayers, do público, dos jurados, tais como: fogos, armas de corte, armas brancas, armas de fogo, abrasivos, corrosivos, tinturas tóxicas, solventes, extintores, entre outras substâncias nocivas. O porte deste tipo de objeto (arma branca com fio ou sem fio) dará ao evento a autoridade da barrar o cosplayer na entrada e recolher o mesmo ao guarda-volumes, tendo o direito de retirá-lo no final do evento.

6.1.1 Caso o participante for utlizar um objeto barrado em sua apresentação, deverá avisar no ato de sua inscrição para que a arma seja retirada pela coordenação de cosplay durante o período do concurso e após será devolvido para o guarda-volumes.

6.2 Acrobacias aéreas, linguajar inadequado, gestos obscenos e nudez, mesmo que parcial, implicarão na desclassificação do cosplayer.

6.3 Não é permitido pular do palco ou atirar objetos para fora dele, sendo passiveis a penalização de meio (0,5) ponto ou DESCLASSIFICAÇÃO.

7 Critérios de avaliação

7.1 Performance: interpretação, qualidade e impacto da apresentação, desenvoltura no palco, sincronia de movimentos e harmonia entre a dupla ou grupo (se caso for).

7.2 Cosplay: o juiz avaliará se a roupa está fiel ao personagem original, também considerando como critério de avaliação o detalhamento, acabamento da roupa, acessórios e outras partes da roupa. Não será levada em conta a constituição física do participante, mas se ele dará ênfase nas saídas técnicas usadas na execução da roupa.

7.3 Fidelidade: fidelidade do cosplayer ao personagem, na interpretação, roupas e performance.

7.3.1 No caso de categoria livre, mantêm-se apenas a fidelidade à roupa, e a interpretação “fiel” será substituída por “originalidade e criatividade”, mantendo os mesmos critérios de pontuação.

7.4 As notas para os itens Performance e Cosplay terão intervalos de meio em meio ponto (0,5) numa escala de zero a dez, sendo zero a nota mínima e dez a nota máxima. Já o terceiro item, Fidelidade, terá intervalos de meio em meio ponto (0,5) numa escala de zero a cinco, sendo zero a nota mínima e cinco a nota máxima.

7.5 Para a categoria Tradicional Individual, os critérios serão da seguinte forma:

7.5.1. Cos - Desfile: Nessa categoria, o juiz avaliará se a roupa está fiel ao personagem original, também considerando como critério de avaliação o detalhamento, acabamento da roupa, acessórios e outras partes da roupa. Não será levada em conta a constituição física do participante, mas se ele dará ênfase nas saídas técnicas usadas na execução da roupa.

7.5.2 Play - Tradicional: Os juízes são instruídos a julgar o participante pela fidelidade ao personagem (Personalidade, postura, comportamento, entonação) e qualidade da encenação (Interpretação, cenário, espetáculo apresentado). O participante deve respeitar a história e cronologia da série. O participante deve estar usando a roupa do personagem, assim como na cena original, pois os juízes estão instruídos a analisar a vestimenta na apresentação, isto é, o participante que apresentar perfeitamente, mas não estiver trajando a vestimenta correta, receberá penalidades por parte dos juízes.

7.5.3 As notas para cada uma das partes terão intervalos de 0,25 pontos, numa escala de zero a dez, sendo a mínima 0 e a máxima 10. Em caso de empate, será considerado campeão aquele que obtiver mais pontos na seguinte soma: Total de pontos do Cos-Desfile + Total de pontos do Play-Tradicional multiplicado por 2. Persistindo o empate, caberá à comissão organizadora a decisão final.

7.6 Ofensas (palavrões), apelo sexual e apologia a qualquer tipo de droga são considerados pelos juízes como critério para a desclassificação do mesmo.

8 Julgamento

8.1 Será considerado campeão em sua respectiva categoria, o cosplayer que somar a maior quantidade de pontos absolutos em todos os critérios, entre todas as notas válidas dadas pelos jurados previamente selecionados pela comissão organizadora.

8.1.1 Só será premiado com a Vaga do Yamato Cosplay Cup “YCC” o Cosplayer que obtiver a nota igual ou maior que 7,0 (sete).

8.2 Em caso de empate na soma total dos pontos (Cosplay, Performance e Fidelidade) serão utilizados os seguintes critérios de desempate:

8.2.1 Para cosplayers que estiverem com igualdade de pontos:
Será considerado campeão aquele que obtiver mais pontos na seguinte soma: Total de pontos da Performance multiplicado por 3 + Total de pontos do Coplay + Total de pontos de Fidelidade.

8.2.2 Persistindo o empate, o próximo critério de desempate será: Total de pontos da Performance multiplicado por 3 + Total de pontos do Cosplay multiplicado por 2 + Total de pontos de Fidelidade.

8.2.3 Ainda persistindo o empate, a comissão organizadora do evento decidirá quem será o vencedor do concurso.

9 Premiação

9.1 Será premiado com a vaga para o YCC 2013 e passagens aéreas (ida e volta) para São Paulo para o Anime Friends 2013, o 1º lugar da categoria Tradicional Individual.

9.2 Será premiado com R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta) reais o 1º lugar da categoria Tradicional Duplas.

9.3 Será premiado com R$ 300,00 (trezentos) reais o 1º lugar da categoria Livre Grupo.

10 Do vencedor da vaga para YCC 2013

10.1 O vencedor da vaga do YCC será aquele que obtiver a maior somatória das notas do Cos – Desfile e Play – Tradicional.

10.2 O cosplayer vencedor deve ter pelo menos 18 anos de idade completos até julho de 2013.

10.3 O cosplayer vencedor da categoria Tradicional Individual, deverá ter disponibilidade em comparecer à final do concurso em São Paulo, no mês de julho. Caso o cosplayer não possa comparecer à final, não poderá ser substituído.

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com a equipe do Fantasy No Sekai: fantasynosekairr@gmail.com.