A Arte do Cosplay

17:08 | , ,

Kira Hoshi!
Hello minna, vamos falar um pouquinho de cosplay? Ultimamente tenho visto muitas dúvidas a respeito da confecção do cosplay e etc... então, decidi fazer este pequeno relato com dicas para quem quer começar, para quem já é e para quem está no meio, um pouco perdido. Espero que curtam ^___^
~ Akai Tenshi

I – Iniciando
Primeira coisa a se fazer depois de decidir que irá fazer um cosplay, é a escolha do personagem. Parece um tanto óbvio, mas eu diria que é o coração do cosplay.
Escolha um personagem que você goste, que seja seu favorito, que tenha admiração, ou afins. Este detalhe é importante, pois de nada adianta fazer cosplay de um personagem que não gosta, isso no mínimo, daria a impressão de obrigação e desconforto, e cosplay não é isso. Cosplay é um hobby vicioso e saudável que estimula a criatividade e ultrapassa as dificuldades de trazer à vida real algo fictício.

Não se prenda a padrões pré-estabelecidos. Se você é cheinho(a) e quer fazer cosplay de um personagem enxuto e etc, faça. O mesmo vale para cor, altura e demais detalhes físicos. Não ligue para o que outras pessoas dirão, o importante é você estar satisfeito.
 
Sobre perfeição, muita gente já andou perguntando também. Precisa ser tudo igualzinho, até a cor do olho? Sim e não, isso depende.Se você vai competir numa seletiva do World Cosplay Summit (WCS) e competições nacionais, eu digo sim, faça tudo fielmente, perfeitamente igual, use lentes se for preciso, acreditem, eles olham cada detalhe. Para competições a nível local, não é tão necessário...mas claro que quanto mais fiel estiver, mais pontinhos vai ganhar. Agora, se você só vai tirar fotos e desfilar por aí, então, a resposta é não, você não é obrigado a estar em perfeição – mas há quem goste de perfeição, mesmo que não vá competir, como eu.

II – Caçando
Escolheu o personagem? Perfeito, então, vamos à parte mais demorada: pegar imagens para referências. Deve-se prestar atenção o personagem escolhido foi a versão do mangá ou a versão do anime – existem algumas diferenças entre elas, como cor de cabelo, detalhe de roupa.
Às vezes, há quem misture alguns detalhes de ambas, quando um detalhe agrada mais em uma versão do que na outra. Não é pecado fazer isso, é até legal, só tomem cuidado para não misturar muita coisa.

Normalmente, versão anime tende a ser mais simples, desprovido de alguns detalhes que existem na versão mangá – quando esta existe.
Alguns tipos de imagens...
Artbook: imagens oficiais coloridas. Quando existe o mangá, normalmente os personagens vão para o artbook no traço e detalhes do mangá.
 Mangá: capas, capas de capítulos, partes do capítulo – é bom salvar as páginas onde aparecem detalhes que você quer. 
Screencaps: imagens sequestradas dos episódios. Ou mesmo você pode dar um print nos seus episódios quando aparecer o que você quer.
E...imagens aleatórias oficiais de divulgação o/ *evitem fanarts*
Imagens de outros cosplayers, desde que bem feitos, também podem servir. Mas não devem ser utilizados como base para confeccionar o seu, visto que cada um tem seu toque. Esse tipo de imagem pode servir para você ter uma idéia de como fazer alguma parte que você não sabe como.

Lembrem-se de pegar imagens grandes, se possível, e imagens de todos os ângulos, e de todas as peças que o personagem usa.

III – Levando à costureira
Escolha uma costureira de sua confiança. E leve com tempo...eu disse TEMPO. Não é impossível, mas de preferência, não leve seu cosplay na costureira uma semana antes do evento. Além de frustrante, a pressa é inimiga da perfeição.
Pegue todas as imagens necessárias dos mais diversos ângulos, imprima-as e leve à costureira, inclusive dos acessórios também. Sempre leve impresso. Se tiver detalhes muito complicados ou pequenos, você também pode desenhar para facilitar.

Por favor gente, costureira não sabe o que é cosplay. Tá, até pode saber, porém, ela não sabe o que você quer, quem sabe é você. Você que tem que dizer a ela como é, como fica.

Caso não entenda muito de tecido, pergunte a ela o que ela indicaria, como ela acharia melhor para fazer, quantidade de tecido.

Nunca compre tecido na medida exata, uma boa costureira sempre pede um pouco a mais. Estude com a sua costureira o melhor jeito de se fazer a sua roupa.
E o principal, ACOMPANHE, a confecção da sua roupa. 
Não largue simplesmente lá e volte depois de um mês para buscar. 

Isso não funciona e pode não ficar como quer, novamente, cosplay é um tantinho complicado e incomum, a costureira nunca viu, não sabe como é.

Dê as instruções a ela, se puder ir pelo menos uma vez por semana para auxilia-la, é bom, ou marcar um dia para ir ver. 

Se não puder ir, ligue, pergunte como está. Assim você garantirá a qualidade do seu cosplay.

IV – Exibindo-se
Ato final. Depois de o cosplay pronto, é só ir se divertir e usar quando quiser, não necessariamente só em eventos. Faça encontros com os amigos, marque um dia para tirar fotos.

Mostre ao mundo o seu cosplay perfeito, produzido com esmero, suor e paixão. 

Chegue arrasando nos eventos e tenha orgulho de dizer “Sim, eu que fiz.” “Muito obrigado/a, deu muito trabalho para fazer.”

Se você é tímido...comece a largar a timidez XD querendo ou não, cosplayer quer se aparecer. 

Cosplayer vai ser fotografado, e alguns até irão competir no palco. 

Portanto, mature seu ego de ter feito um cosplay magnífico e divino. J
~ by Akai ^__~.



 PS: Dica Especial
E para quem quer fazer algum cosplay que seja, para algum evento, encontro de última hora, não tem dinheiro no momento e/ou tempo... eis a solução: Cosplay de Armário!
Cosplay de Armário, conhecido também como “cospobre” (embora haja uns cospobres mais elaborados que cosplay de armário), é a divina arte de fuçar o seu guarda-roupas e analisar se as peças que você possui são semelhantes a algum personagem de seu interesse. 

Não é para ficar perfeito e participar de competição que exija certo grau de perfeição, mas se estiver reconhecível está excelente ^__^

O que vale é a criatividade e ir se divertir, gastando nada ou bem pouco. Esta opção é muito útil como salva-vidas \o/
~ by Aka ^__~.




0 comentários:

Postar um comentário